Serviço de Informações de Segurança promove ação de sensibilização

A Associação Nonagon recebeu, na passada semana, o Serviço de Informações de Segurança (SIS) para uma ação de sensibilização na área da Proteção do Conhecimento e da Segurança Económica, no âmbito do Programa de Proteção do Conhecimento, na sala Luna do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.

Esta ação contou com a presença do Dr. Carlos Oliveira, Diretor Regional nos Açores do SIS, e com cerca de 50 participantes, desde as empresas instaladas a entidades da administração pública, elementos de diversas forças de segurança e laboratórios e centros de investigação.

A Dra. Cláudia Cunha, do Serviço de Contra Espionagem do SIS, foi responsável por efetuar uma apresentação onde foram discutidas questões como a contextualização da realidade nacional relativamente às questões da segurança e da espionagem, identificação dos atores e métodos da espionagem, foram igualmente partilhados casos de espionagem, concretos e recentes, que visaram entidades nacionais, entre as quais universidades, laboratórios e centros de investigação e identificados procedimentos que permitem minimizar os riscos que impendem sobre os interesses particulares das Instituições representadas e os interesses nacionais e reforçar os níveis de segurança.

O furto de “know-how” e de informação sensível de uma organização – incluindo, entre outros, processos de inovação, pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição, promoção, planos, estratégias ou propostas em concursos – é um ato ilícito e de concorrência desleal que se pode traduzir em prejuízos significativos para as entidades nacionais e para o país.

  • Rua da Tecnologia K – Epsilon, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © Todos os direitos reservados

Cofinanciado por: