Apresentação
Nonagon
O Nonagon é o primeiro Parque de Ciência e Tecnologia da Região Autónoma dos Açores. Está localizado na cidade de Lagoa, ilha de S. Miguel.
O seu objetivo é assumir-se como uma organização estruturante na dinamização tecnológica e na formação de capital humano qualificado no domínio dos sistemas de informação e das comunicações, na monitorização e observação da terra, do espaço e do mar.
Pretende, igualmente, constituir-se como um agente catalisador de sinergias nos processos de transferência tecnológica do ecossistema de inovação dos Açores.
Este projeto configurou uma iniciativa do Governo Regional dos Açores em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa com o objetivo de promover a articulação entre o setor público, privado e universitário, conducente à criação de um novo paradigma de desenvolvimento.
O nome “Nonagon”
‘Nonagon’ foi a designação vencedora de um concurso de ideias lançado pelo Governo Regional dos Açores para a atribuição do nome para o Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel.
Esta iniciativa teve como objetivo, para além de dar a conhecer o projeto, envolver e sensibilizar a população açoriana para uma nova metodologia de trabalho participativo e em rede, aberto à sociedade em geral.
Das cerca de três mil participações, o júri escolheu a designação ‘Nonagon’ pela sua originalidade, criatividade e identidade com a realidade dos Açores.
O autor, António Almeida, aquando da participação no concurso, justificou a escolha pelo paralelismo evidente entre os nove ângulos e lados do polígono com as nove ilhas e realidades dos Açores.
O termo Nonagon, em termos etimológicos, encerra ainda um significado mais profundo, com origem na mitologia romana. Nona, uma das Parcae – personificações femininas do destino, era a deidade associada à gravidez, invocada, em busca de bom auspicio para a nova vida, pelas mulheres parturientes. A referência a Nona representa pois uma promessa no futuro que embeleza os desígnios estratégicos de desenvolvimento pretendidos para este empreendimento