O auditório do NONGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel acolheu a conferência "Desenvolvimento Pessoal e Profissional: processos e contextos numa visão Penta Helix", promovida pelo Conselho Económico e Social dos Açores.
O evento contou, na sessão de abertura, com a presença de Teresa Borges Tiago, Presidente da Comissão Especializada Permanente da Educação e Formação do Conselho Económico e Social dos Açores, de Gualter Furtado, Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores e Duarte Freitas, Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.
“Desafios da valorização do capital humano: educação, formação e ciência” foi a temática em discussão no primeiro painel moderado por Osvaldo Cabral com a intervenção de Sofia Ribeiro, Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, de Maria João Carreiro, Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego e José Luís Presa, Presidente da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais.
Duarte Freitas, Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Luís Rebelo de Sousa, Assessor do Conselho de Administração da AICEP Portugal Global e Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência, foram os participantes da segunda mesa moderada por João Carlos Teixeira, Professor Universitário, com tema do “O papel do capital humano nas iniciativas empresariais”.
O modelo Penta Helix de desenvolvimento económico e social promove uma cultura de inovação e sinergias criativas, sustentadas na educação e na formação e na transferência de conhecimento. O modelo sugere que a inovação social e o desenvolvimento territorial requerem a participação de todos os stakeholders dos vários setores da sociedade, com o objetivo de criar valor de criar e exportar valor.