Decorre em Toulon de 27 a 29 do corrente o Techcamp promovido pela EBN subordinado ao tema Smart Cities Innovating Sustainably.
Este evento promovido pela EBN – European Business innovation Centre network, conta com cerca de 80 participantes representantes de empresas e Business Innovation Centres de vários países e regiões. O objetivo é sobretudo a partilha de conhecimento e boas práticas entre os participantes, sendo a preocupação com o desenvolvimento sustentável das cidades e dos países o denominador comum às participações.
As megacidades como México, Pequim, Nova Deli, Tóquio, Nova York e S. Paulo (com mais de 10 milhões de habitantes) representam um fenómeno emergente que resulta da concentração de população nos meios urbanos, que condiciona todo um sistema de infraestruturas e serviços. Existem já 23 ao todo no mundo.
A estes grandes centros urbanos estão também associados grandes desafios que exigem medidas eficientes e inteligentes. Todo o ecossistema de inovação das regiões e as suas comunidades de start-ups precisam estar ao serviço e alinhados na proposta de soluções para os problemas mais comuns das cidades tais como a gestão de trânsito e acessibilidades, gestão de resíduos urbanos, gestão de energia, inclusão social, entre outros.
Impera um novo ciclo de análise em que é incontornável uma abordagem holística de médio e longo prazo que passa por, em primeiro lugar, fazer um lúcido diagnóstico do território e reconhecer onde e como intervir. Tanto o modelo de análise como de implementação de medidas implica uma governação inteligente que alia tecnologia e comunidade como instrumentos sinérgicos de mudança. Esta nova abordagem implica a redefinição da proposta de valor das cidades modernas para garantir o bem estar dos seus habitantes, assente nos pilares do desenvolvimento sustentável. Não existem decerto cidades perfeitas, mas existem boas cidades para se viver, desde que se verifique a adequação atempada às tendências societais, tecnológicas e económicas.