Documentário da National Geographic apresenta mares dos Açores

O auditório do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel foi palco da apresentação do relatório das expedições cientificas realizadas nos mares dos Açores, no âmbito do projeto Blue Azores, uma parceria firmada entre o Executivo açoriano e as fundações Oceano Azul e Waitt.

A abertura desta cerimónia de apresentação contou com as intervenções de Vasco Cordeiro, Presidente do Governo dos Açores, de Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar, Kathryn Mengerink da Fundação Waitt e José Soares dos Santos da Fundação Oceano Azul.

“Nos Açores, temos uma consciência crescente e coletiva do que está em causa, mas temos, paulatinamente, de formar um movimento de sensibilização para a necessidade de se criar uma verdadeira frente unida de defesa e de preservação do nosso mar, essencial para ganharmos esse futuro”, afirmou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro afirmou ainda que o Blue Azores não pretende ser um projeto que vise apenas salientar as belezas marítimas dos Açores, uma Região com caraterísticas únicas, que tem um determinado estado de conservação dos seus recursos e que tem desafios que quer vencer.

“O Blue Azores centra-se naquilo que estes três parceiros – Governo, Fundação Oceano Azul e Fundação Waitt – podem e querem fazer para demonstrar como podemos ultrapassar estes desafios da preservação e sustentabilidade do oceano”, disse o Presidente do Governo, ao assegurar que este é um projeto ambicioso que deve ser encarado como um sinal claro de esperança e de futuro.

Depois de uma breve explicação de Paul Rose, Líder de Expedições da National Geographic, foi apresentado, o documentário de cerca de 30 minutos sobre esta temática.

Esta cerimónia terminou com as intervenções dos investigadores envolvidos nas expedições cientificas com a apresentação daquelas que foram as principais conclusões do trabalho desenvolvido nos mares dos Açores.

O programa Blue Azores é centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos, e envolve também as áreas da educação, da economia e da gestão de pescas, assim como vários parceiros locais, regionais, nacionais e internacionais.

  • Tecnologia K – Epsilon Street, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © All rights reserved.

Co-financed: