Vodafone leva Internet of Things para os Açores e fomenta a criação da primeira “Smart Island"

20/02/2017

A Vodafone Portugal iniciou, no último trimestre de 2016, um roadshow pelo País para dar a conhecer o seu vasto portefólio de soluções Internet of Things (IoT) a responsáveis do setor público.

 

A Associação Nonagon -  Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel recebeu a sessão do passado dia 16 de fevereiro. A escolha da Região Autónoma dos Açores (RAA) reveste-se de particular importância, porque demonstra como as tecnologias de ponta permitem acelerar o desenvolvimento do País a uma só velocidade, reduzindo eventuais efeitos de insularidade e/ou de interioridade, e promover um mercado único local coeso.

 

Numa altura em que a Internet das Coisas é identificada como a maior e mais disruptiva transformação potenciada pela Internet e um dos pilares da 4ª revolução industrial – a digital - a Vodafone aposta na demonstração de soluções inteligentes nos Açores, criando as condições para a Região se poder transformar numa primeira “Smart Island”.

 

Nos Açores, a Vodafone apresenta um conjunto alargado de dez soluções IoT: Moocall; Vodafone Smart Buildings; Vodafone Smart Lights; Vodafone Lights On, Lights Off; Vodafone Smart Waste; Vodafone Smart Water; Vodafone Smart Counting; Gestão de Frotas; Vodafone Ready Check Go; e Prodsmart.

 

Estas soluções permitirão às organizações públicas e privadas açorianas otimizar a gestão de recursos, obter um maior controlo de custos, reduzir consumos, criar práticas empresariais e operacionais mais eficientes e desenvolver novos modelos de negócio que irão redesenhar a cadeia de valor, com claros benefícios para os cidadãos e para o crescimento económico do arquipélago.

 

A Vodafone está empenhada em participar ativamente na criação de uma ‘Smart Island’, quer através da entrega de soluções IoT, desenhadas e adaptadas à medida das especificidades dos setores público e privado, quer através da disponibilização da sua rede e das plataformas de gestão, desenvolvidas especialmente para a comunicação entre ‘things’ e mundialmente reconhecidas pela indústria”, afirma João Mendes Dias, responsável pela área empresarial da Vodafone Portugal.

 

A aposta consistente da Vodafone na tecnologia e inovação posiciona a Empresa como player privilegiado na construção das cidades e empresas do futuro – mais inteligentes e sustentáveis. O vasto portefólio de soluções IoT utiliza a tecnologia Machine-to-Machine (M2M), na qual a Vodafone é líder mundial. Em 2016, foi classificada como a empresa melhor posicionada, a nível global, para responder aos desafios do IoT, pela sua “abrangência de visão” e “capacidade de execução” no Gartner’s Magic Quadrant pelo quarto ano consecutivo. Num mercado altamente competitivo, foi igualmente reconhecida nos últimos cinco anos como “líder global consistente” em serviços IoT no estudo da Machina Research.

 

Em Portugal, a Vodafone tem um Centro de Competências de Internet of Things, com uma equipa especializada e dedicada a trabalhar diariamente no desenvolvimento de soluções para o Grupo Vodafone. Além de uma alargada rede de parceiros, tem ainda uma Equipa de suporte aos seus Clientes, disponível 24 horas por dia e sete dias por semana.

 

Nesta sessão do roadshow, a Vodafone apresentou ainda muitas outras soluções que permitirão transformar o arquipélago numa “Smart Island”:

  • Rua da Tecnologia K – Epsilon, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © Todos os direitos reservados.

Co-financiado: