O Azores Digital Innovation Hub (AzDIH), coordenado pela Associação Nonagon, irá colaborar, de 27 de novembro a 2 dezembro, na realização do Agrisland Hackthon, evento online organizado pelo Canary Island Digital Innovation Hub (CIDIHub) que visa criar soluções digitais que apoiem o setor agroalimentar nas ilhas europeias (principalmente na Madeira, nos Açores e nas Canárias).
Esta Hackthon, que conta também com o apoio do Digital Innovation Hub da Madeira (Madeira DIH), irá fornecer aos participantes as ferramentas necessárias para que as soluções que forem selecionadas cheguem com êxito ao mercado.
Estudantes, programadores, engenheiros, designers, gestores de negócios e projetos, qualquer pessoa com uma mentalidade aberta e criativa com interesse em impulsionar o setor agroalimentar poderá candidatar-se aqui até 25 de novembro.
“Melhorar a competitividade da cadeia logística agroalimentar através da otimização das comunicações entre os atores”, será o grande desafio desta Hackthon que contará com sessões formativas, mesas redondas de discussão e com o apoio e acompanhamento personalizado de peritos e mentores.
Os participantes a concurso, para além do networking e da aprendizagem proporcionada por esta experiência, estarão a concorrer para um prémio no valor de 10.000€ composto por 12 meses de mentoring especializado na criação de negócios para desenvolver o projeto, 6 meses de coworking, participação num programa de desenho de produtos e serviços otimizados em UX, entre outras cortesias.
Hatckathons, são, tradicionalmente, maratonas de desenvolvimento de tecnologia que se baseiam na iniciativa de voluntários em desenvolver um software específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.
O Agrisland Hackathon é uma iniciativa financiada através do convite à apresentação de propostas “RESPOND” do projeto SmartAgriHubs, com o objetivo de mobilizar o ecossistema e propor soluções digitais que façam frente à crise causada pelo COVID-19 e ao seu impacto no setor agroalimentar no geral.