O Turismo de Portugal e a Fábrica de Startups promoveram, de 21 a 23 de outubro, a fase de Ideação da 4.ª edição do programa Tourism Explorers, realizada, pela primeira vez, em São Miguel, através do NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel e da InUAc – Incubadora da Universidade dos Açores, enquanto entidades parceiras.
Esta edição, que aconteceu simultaneamente em 12 cidades do país, contou com três equipas em São Miguel que, durante os três dias de bootcamp, trabalharam ideias destinadas a melhorar a experiência do cliente, a competitividade pela via digital e a combater a sazonalidade de dispersão geográfica.
O júri, composto por representantes do NONAGON e da InUAc, deliberou passar as três equipas à fase de Aceleração que tem início já no próximo dia 5 de novembro, onde serão testados e validados os modelos de negócio.
Lançado em 2017, o Tourism Explorers já envolveu mais de 730 empreendedores, espalhados por 17 cidades, e contribuiu para o desenvolvimento de mais de 290 startups. E, de acordo com o mais recente Relatório de Impacto, 60% das startups que participaram neste programa continuam ativas (mas em diferentes fases), 23% recebeu algum tipo de investimento (43% diz ter recebido investimento privado) e 13% conseguiu internacionalizar o seu negócio (sendo que a maior concentração recai sobre Espanha e o Brasil).