O auditório TESARAC do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel acolheu, com casa cheia, a Sessão Solene comemorativa dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade.
A Sessão Solene contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, com a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Calisto e com o Presidente da Assembleia Municipal, Rodrigo Oliveira.
“Hoje é dia de fazer jus à memória de todos os que ajudaram a construir este concelho! Não só daqueles que estão retratados em bustos ou que deram nome a ruas do concelho, mas de todos aqueles que, sem nome, com o suor do seu trabalho lavraram, semearam, muraram e construíram com grande esforço esta Lagoa que hoje tem o mérito que todos reconhecemos – uma Lagoa com História, Identidade, Cultura e Património!”, referiu Cristina Calisto no discurso de abertura.
Durante a sessão solene comemorativa, o Presidente do Governo deu os parabéns ao concelho e aos lagoenses, mostrando-se “honrado e estimulado com a mobilização” e a projeção de futuro “que a Lagoa dá aos Açores”.
José Manuel Bolieiro, cumprindo o que estava definido ainda antes da pandemia de covid-19, anunciou que a Lagoa será o próximo município a acolher as celebrações do Dia dos Açores.
A sessão solene serviu, igualmente, para homenagear com a Medalhas de Mérito Municipal 41 associações/instituições ligadas a diversas áreas, nomeadamente sociais, desportivas, culturais e empresariais.
A sessão solene terminou com um concerto de harpa e flauta a cargo do Instituto Cultural Padre João José Tavares.