Lançada a 1.ª pedra do Nonagon - Parque de Ciência e Tecnologia

06/02/2014

O Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, esteve hoje no Expolab, na Lagoa, para presidir à cerimónia de lançamento da primeira pedra do NONAGON, Parque Tecnológico de São Miguel, que se situará no Tecnoparque - Lagoa.

Na ocasião, o Presidente do Executivo Regional destacou a parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, parceira neste projecto, só possível, na opinião de Carlos César, graças à intervenção enérgica do Presidente da Autarquia Lagoense, João Ponte.

Aliás, neste âmbito, o Presidente do Governo Regional dos Açores reportou-se a esta primeira fase do projeto que englobará um Data Center e um Discovery Center, cuja execução está a ser feita através de um contrato de financiamento celebrado pela autarquia lagoense com o Governo Regional dos Açores no montante de 4,5 milhões de euros.

Carlos César disse ainda ser intenção do Governo Regional de iniciar, até 2013, a construção de dois novos edifícios que irão acolher empresas e entidades de investigação que já mostraram interesse neste futuro parque tecnológico, nomeadamente empresas de média e maior dimensão ligadas a sectores de energias renováveis, tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Segundo Carlos César, o Governo Regional está a trabalhar para promover no Concelho de Lagoa um autêntico pólo agregador e dinamizador de parcerias com universidades e empresas com o objetivo que tal se reflita não só na oferta de serviços especializados, como também na criação de emprego qualificado. Para o Presidente do Governo Regional dos Açores, com a criação do Parque Tecnológico de São Miguel, a Lagoa que já teve uma forte ocupação económica através de indústrias tradicionais pode assumir um papel igualmente ativo nestes novos domínios.

De realçar que a primeira fase do Nonagon terá um prazo de execução de 15 meses, sendo este um projeto inovador nos Açores que vai permitir a criação de centros de investigação dirigidos para as tecnologias de informação, comunicação e monitorização, pretendendo-se ainda concentrar os serviços do Governo ligados às tecnologias.

Aliás, o Parque Tecnológico de S. Miguel integrará quatro edifícios principais separados entre si, numa área total de mais de cinco mil metros quadrados, onde serão instalados os serviços de ciência e tecnologia do Governo Regional, centros e consórcios de investigação e desenvolvimento, unidades de formação qualificada e formação avançada, centros de empreendedorismo, incubadoras de empresas, espaços expositivos e de conferências e ainda áreas destinadas a empresas de base tecnológicas já constituídas e que possam servir de âncora a este projeto.

12/01/2011 - Câmara Municipal de Lagoa

  • Rua da Tecnologia K – Epsilon, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © Todos os direitos reservados.

Co-financiado: