O Nonagon foi um dos projetos apresentados no seminário intermunicipal para a melhoria evolutiva da administração eletrónica realizada recentemente em Cabo Verde na cidade da Praia.
Esta iniciativa foi realizada no âmbito do projeto VECINDAD e integrou representantes dos Açores, Canárias, Madeira, Cabo Verde e Senegal. Um dos objetivos a atingir foi a partilha de boas práticas e a promoção de oportunidades de cooperação entre as Regiões.
Segundo Francisco Tavares, Presidente da Câmara de Sta. Catarina, Cabo Verde necessita sobretudo de criar um plano de acessibilidade, de mobilidade, de recrutar recursos humanos qualificados e de uma maior proximidade da União Europeia. Estes foram alguns aspetos que identificou como sendo oportunidades de cooperação.
Afirmou ainda que Cabo Verde necessita de envidar esforços no sentido de uma maior convergência normativa e técnica e, nesse sentido, as parcerias, bem como as geminações, podem assumir um papel estruturante e de relevo.
A organização deu a conhecer um pouco dos serviços e cultura locais, através de visitas a uma escola pré-primária, à Biblioteca Municipal de Santa Catarina, Casa das Artes Beto Diogo e Centro Cultural Norberto Tavares. Foi igualmente proporcionada uma visita a um santuário natural onde vive há 400 anos a KapoK, a árvore mais alta e mais antiga de Cabo Verde.
A delegação dos Açores foi organizada pela AMRAA, Associação de Municípios dos Açores, e integrou quadros de várias autarquias ou serviços ligados a autarquias, para além de membros do governo e representantes de algumas empresas.
Mais informação sobre esta iniciativa e acerca das temáticas abordadas podem ser encontradas na ligação:
http://cm-lagoa.azoresdigital.pt/default.aspx?module=NoticiaDisplay&ID=2069
25-02-2014 - Câmara Municipal de Lagoa