PMA Team e Carbonocracy representam Portugal na competição internacional NASA Space Apps Challenge

23/10/2018

O Consulado dos Estados Unidos da América (EUA) nos Açores e a Associação Nonagon, numa iniciativa conjunta, acolheram no passado fim de semana, no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, e pela primeira vez nos Açores, o Space Apps Challenge, competição internacional promovida anualmente pela NASA.

Esta primeira edição nos Açores, que foi a única a realizar-se no País, contou com Duarte Cota como Lead Organizer, e iniciou-se com o Boot Camp de 19 de outubro, onde, após receção dos participantes, foram formadas as equipas, escolhidos os desafios, de entre as seis categorias disponibilizadas pela NASA, e iniciada a primeira troca de ideias.

A Hackathon, tradicionalmente caraterizada como uma maratona de desenvolvimento, iniciou-se na manhã de sábado com a iniciativa de 15 participantes das mais diversas áreas de formação como informática, programação, biologia, engenharia, entre outras, formando as três equipas a concurso nesta primeira edição do NASA Space Apps Challenge Azores.

No domingo, fase final desta competição internacional, após concluídos os trabalhos, procedeu-se, no auditório TESARAC, à apresentação dos projetos desenvolvidos nas últimas 48 horas.

ENTAX, equipa constituída por 4 alunos da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, procedeu à apresentação de uma mobile app para observação de Space Debris, com o intuito de consciencializar a população para a relevância deste fenómeno, desafio que respondeu à categoria “Looking Globe-Ally”.

Na mesma categoria, os Carbonocracy, como o próprio nome já elucida, trabalharam numa app que pretende informar o grau de emissão de carbono de cada individuo, com o objetivo de sensibilizar para a redução do seu impacto na Terra.

A PMATEAM, na categoria de “On the Shoulders of Giants”, concebeu um jogo que pretende partilhar, com as crianças, conhecimento sobre o sistema solar através da montagem de puzzles reais e da utilização de uma app complementar com recurso ao reconhecimento de voz e realidade aumentada, facilitando a aprendizagem pretendida.

Os projetos a concurso foram avaliados por um júri composto pela Diretora da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade dos Açores, pelo Diretor da EMA - Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, pelo Diretor da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, por um representante do OASA – Observatório Astronómico de Santana e pelo próprio Cônsul dos EUA.

Para representar Portugal na competição global onde serão escolhidas as melhores soluções a nível mundial para cada um dos desafios, o júri elegeu a PMATeam e os Carbonocracy.

A ENTAX, pelo trabalho de excelência desenvolvido nesta competição, foi reconhecida com um prémio local.

O NASA Space Apps Challenge é uma competição internacional, em formato hackathon, no qual, durante um período de 48 horas, milhares de equipas, em todo o mundo, trabalham para resolver desafios propostos por cientistas e engenheiros da NASA, que nos permitam compreender melhor a Terra e o nosso lugar no Cosmos, e ajudar a resolver problemas que a humanidade enfrenta, tanto na superfície do planeta, como no espaço.

Este evento contou com diversas entidades parceiras, nomeadamente a Universidade dos Açores, a Escola de Novas Tecnologias dos Açores, e a PROBOT – Associação de Programação e Robótica dos Açores, e com o patrocínio do Consulado dos EUA nos Açores e da empresa Edisoft.

  • Rua da Tecnologia K – Epsilon, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © Todos os direitos reservados.

Co-financiado: