A Associação Nonagon - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, acolheu de 16 a 18 de novembro a terceira edição do Startup Weekend Azores, no edifício do Nonagon, na cidade de Lagoa.
Esta edição contou com 45 participantes, sendo 8 estudantes da turma de empreendedorismo da Universidade de Massachusetts Dartmouth. Os participantes foram orientados durante o workshop por mentores locais, Sandra Faria e Flávio Tiago, docentes na Universidade dos Açores, e, estrangeiros, nomeadamente, Catherine Curran Kelly, Nuno Couto, Peter Karlson, Vitor Guimarães (Estados Unidos da América) e Peyman Hajirezae (Irão).
O júri, integrado maioritariamente por investidores (Business Angels e Capital de risco), foi composto por Isabel Neves, João Amaro, Ricardo Luz, Tim Vieira e Virgílio Cruz e atribuiu 3 prémios.
O projeto Neighbour Food, cuja proposta de valor era a entrega ao domicílio de um cabaz de produtos orgânicos de origem local mereceu o 3º Prémio. O segundo prémio foi atribuído à equipa E- Way que se propõe a criar um transporte coletivo elétrico para acesso às áreas naturais protegidas da ilha de S. Miguel. Por fim, o primeiro lugar foi entregue à Play Azores, que desenvolveu um protótipo de uma aplicação onde os locais e turistas podem interagir, através de uma experiência de gamificação.
O Startup Weekend é um workshop dinâmico e interativo que permite aos participantes, com o apoio de coaches e mentores (empreendedores experientes, consultores de negócios e académicos) trabalhar em ideias de negócio, no sentido de as transformar em realidade.
A edição deste ano do Startup Weekend Azores decorreu durante o Techstars Global Startup Weekend, pelo que a equipa vencedora Play Azores irá disputar as regionais europeias com os vencedores dos restantes Startup Weekends que decorreram por toda a Europa. Os vencedores das regionais irão depois concorrer a nível mundial, podendo os prémios atingir 100.000USD em créditos Google Cloud, ente outros.