A primeira fase do Parque Tecnológico de São Miguel, num investimento de 4.5 milhões de euros, estará concluída durante o próximo ano.
Trata-se da zona das caves, onde serão instalados os servidores do sistema de informação do Governo Regional e do Parque Tecnológico, dispondo ainda de espaço para um parque de estacionamento. “É um projeto faseado, de grande dimensão, cuja primeira fase ficará concluída no próximo ano. A partir daí, consoante os recursos financeiros da Região, avançam as restantes fases”, afirmou ontem José Contente, Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
José Contente falava em Ponta Delgada depois de ter entregue os prémios e menções honrosas aos vencedores do concurso para a escolha do nome do futuro Parque Tecnológico de São Miguel de entre 3000 candidaturas.
“Estamos já a procurar parceiros credíveis que possam integrar este Parque Tecnológico, como empresas da área das novas tecnologias de comunicação e informação ou parceiros que investigam no domínio das ciências da observação da Terra, nomeadamente da Sismologia ou Vulcanologia”, frisou.
O futuro Parque Tecnológico de São Miguel será denominado “Nonagon”, o nome que venceu o concurso promovido pelo Executivo Regional e que, segundo José Contente, vale pela sua originalidade e paralelismo com as ilhas.
Nonagon, um polígono com nove ângulos e nove lados associado a Ninth, deusa romana protetora do nono mês de gravidez, faz o paralelismo “com as nove ilhas e as nove realidades dos Açores e com a proteção e esperança de um mundo novo”, fundado nas tecnologias de ponta, salientou o Secretário Regional.
09/11/2010 - Açoriano Oriental