O TESARAC, auditório do NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, foi o espaço que acolheu, nos Açores, o segundo evento do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital.
O evento iniciou-se com a presença, em Sessão de Abertura, da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, do Diretor Regional de Políticas Marítimas, Mário Rilhó de Pinho e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.
O primeiro painel, dedicado à temática do “O Digital e o Mar” contou com a moderação de Ana Colaço da Okeano Azores e com os contributos de Daphne Cuvelier da Universidade dos Açores, Nuno Lourenço do CEIIA, Verónica Nenes da Universidade dos Açores e Francisco Santarém da Fundação Oceano Azul.
De seguida, como o próprio nome do painel indicava, foi momento de serem partilhadas algumas iniciativas locais como o Azores EcoBlue, o DIGICOAT, a plataforma MIM e o Azores Digital Innovation Hub, pólo de inovação digital coordenado pela Associação Nonagon.
Por último, na ordem de trabalhos, foram apresentados alguns projetos emblemáticos que promovem a capacitação digital em Portugal e que contam com o apoio do INCoDe.2030.
O evento foi encerrado por Luisa Ribeiro Lopes, Coordenadora Geral do INCoDe.2030.
O Roteiro tem como principal objetivo contribuir, a nível nacional, para a promoção e capacitação das competências digitais da população portuguesa em toda a sua diversidade, e, entre outras atividades, inclui um roadshow que percorrerá 25 locais de todo o país, focado uma multiplicidade de temas, que vão desde a economia digital, à igualdade de género ou à inovação.
Ainda pode ver ou ver o evento aqui.