Nonagon envolvido na formação de especialistas em tecnologias FIWARE

25/05/2020

Começa hoje a 1.ª edição da formação de especialistas em tecnologias FIWARE nos Açores, promovida no âmbito do projeto FIMAC, do qual a Associação Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel é parceiro, que visa o desenvolvimento de uma plataforma de internacionalização das PMEs da Macaronésia, usando as tecnologias do futuro disponibilizadas pela Comissão Europeia através da FIWARE, com o objetivo de fomentar a competitividade no espaço da Macaronésia.

Com esta formação pretende-se capacitar, em tecnologias FIWARE, uma equipa composta por diversas entidades ligadas ao Hub de Inovação Digital criado no âmbito do projeto FIMAC, que conta com entidades da Madeira, Açores e Canárias – FIWARE_MAC, e criar as condições para o futuro FiiHUB – Azores DIH, com sede no Nonagon.

Esta formação tem uma duração 180 horas, sendo 60 horas de aulas presenciais através da plataforma Google Classroom e 120 horas de atividades individuais, e vai ser dada pela HOP Ubiquitous (HOPU), empresa certificada pela FIWARE e cujo foco de ação é a investigação e desenvolvimento de protocolos de rede, segurança e soluções de Internet das Coisas. Está dividida em 4 Blocos, sendo o primeiro dedicado aos Componentes do FIWARE e o Orion Context Broker (CEF Context Broker); o segundo às Interfaces FIWARE NGSI (API aberta e padrão); o terceiro aos Modelos de dados FIWARE; e o quarto ao FIWARE Marketplace e ao seu ecossistema.

Esta certificação conta com formandos do Nonagon, do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA) e das empresas TETRAPI – Creative Solutions e CUSTOM PROJECT, empresas vencedoras do Programa de Aceleração desenvolvido no âmbito do projeto FIMAC. Estas 5 entidades açorianas vão ficar certificadas para dar formação internacional no âmbito da FIWARE, colocando os Açores na linha da frente das tecnologias do futuro FIWARE.

A FIWARE é uma iniciativa da União Europeia que promove, desde 2011, uma plataforma em Open Source para o desenvolvimento de aplicações e soluções. A FIWARE foi financiada pelo VII Programa-Quadro da União Europeia, através de um projeto de colaboração público-privado para a Internet do Futuro. Ela tem como objetivos o desenvolvimento colaborativo de “soluções inteligentes” e de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), “Cloud Computing” e “Open Data”. Para isso, possui uma ampla comunidade de desenvolvedores, estando presente em mais de 100 cidades, e contando com 11 centros de inovação nos quais mais de 1.000 startups foram promovidas.

O FIWARE tem como objetivo é “construir um ecossistema aberto e sustentável em torno de padrões de plataformas de software públicas e impulsionado pela implementação de ferramentas que facilitam o desenvolvimento de novas aplicações inteligentes em vários setores, como: cidades inteligentes, telesaúde, E-Learning, Energia, Meio Ambiente, Transportes, Agricultura, Media e Conteúdos ou Logística”.

Um FIWARE iHub oferece vários serviços para empresas que desejam tornar-se mais competitivas na economia digital, demonstrando assim a aposta do Governo Regional dos Açores na digitalização da economia.

  • Tecnologia K – Epsilon Street, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © All rights reserved.

Co-financed: