Os espaços para eventos do NONAGON acolheram o Encontro «Expressões Criativas: biografias, motivações e práticas educativas», promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa-Açores.
Fátima Claudino, da Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO, foi a responsável por efetuar a conferência de abertura centrada na importância das expressões artísticas para o desenvolvimento do indivíduo. Já o primeiro painel, «Biografias e motivações artísticas – testemunhos na primeira pessoa», contou com a participação de Victor Almeida na área da expressão plástica, Pedro Almeida Maia na escrita e Cármen Subica na música.
De seguida, foi abordada a arte em diferentes contextos educativos com a partilha de Ana Rochate de Almeida, «Mãos na massa: práticas de educação pela arte na infância», de Leonardo Sousa alertando para a pertinência de um trabalho educativo focado na criatividade e de Margarida Andrade que orientou a sua comunicação para o tema da arte como ferramenta de inclusão.
No espaço do evento estiveram patentes duas mostras expositivas: de arte infantil com a participação das crianças de algumas valências CATL do concelho e uma mostra de trabalhos do artesão bonecreiro João Arruda que interpretou, através da arte bonecreira, obras da História de Arte.
O evento assinalou o Dia Mundial da Arte, celebrado anualmente no dia 15 de abril, e insere-se no âmbito das Comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade.