Foi apresentado, esta manhã, na sala Luna do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, o Plano de Mobilidade Elétrica dos Açores.
Na sessão de abertura, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, adiantou que a anteproposta para o Plano e Orçamento de 2020, na área da energia, “prevê uma dotação de meio milhão de euros para incentivos financeiros à aquisição, por pessoas singulares ou coletivas, de veículos elétricos”.
“Esta é uma medida que permite concretizar nos Açores, de forma mais célere, os objetivos do desenvolvimento sustentável e do combate às alterações climáticas, na vertente da mitigação”, acrescentou Marta Guerreiro, sublinhando ainda que a “massificação” da utilização de viaturas elétricas é “imprescindível” para “a aposta no novo paradigma na mobilidade sustentável”.
Marta Guerreiro avançou que, com esse mesmo motivo, a partir de hoje, “o Governo dos Açores coloca em consulta pública, durante os próximos 30 dias, o Decreto Regulamentar Regional que define a atribuição de incentivos financeiros para a aquisição de veículos elétricos, que inclui carros, motas e bicicletas, e de pontos de carregamento”.
A cargo da Diretora Regional de Energia, Andreia Carreiro, ficou a exposição dos vários eixos que irão compor o Plano de Mobilidade Elétrica dos Açores.
Encontra-se em curso o processo de implementação de uma rede robusta e segura de 26 pontos de carregamento para veículos elétricos, que abrange todos os concelhos e ilhas da Região.