Mobilidade elétrica é uma aposta prioritária para 2020

Foi apresentado, esta manhã, na sala Luna do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, o Plano de Mobilidade Elétrica dos Açores.

Na sessão de abertura, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, adiantou que a anteproposta para o Plano e Orçamento de 2020, na área da energia, “prevê uma dotação de meio milhão de euros para incentivos financeiros à aquisição, por pessoas singulares ou coletivas, de veículos elétricos”.

“Esta é uma medida que permite concretizar nos Açores, de forma mais célere, os objetivos do desenvolvimento sustentável e do combate às alterações climáticas, na vertente da mitigação”, acrescentou Marta Guerreiro, sublinhando ainda que a “massificação” da utilização de viaturas elétricas é “imprescindível” para “a aposta no novo paradigma na mobilidade sustentável”.

Marta Guerreiro avançou que, com esse mesmo motivo, a partir de hoje, “o Governo dos Açores coloca em consulta pública, durante os próximos 30 dias, o Decreto Regulamentar Regional que define a atribuição de incentivos financeiros para a aquisição de veículos elétricos, que inclui carros, motas e bicicletas, e de pontos de carregamento”.

A cargo da Diretora Regional de Energia, Andreia Carreiro, ficou a exposição dos vários eixos que irão compor o Plano de Mobilidade Elétrica dos Açores.

Encontra-se em curso o processo de implementação de uma rede robusta e segura de 26 pontos de carregamento para veículos elétricos, que abrange todos os concelhos e ilhas da Região.

  • Rua da Tecnologia K – Epsilon, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © Todos os direitos reservados

Cofinanciado por: