Ilha de Saaremaa, na Estónia, acolhe 5.ª reunião do projeto “Ilhas de Inovação”

A Associação Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, esteve presente, de 4 a 6 de junho, na quinta reunião internacional de parceiros do projeto “Ilhas de Inovação, na ilha de Saaremaa, na Estónia.

Este encontro contou com a participação de cerca de três dezenas de parceiros insulares da União Europeia, designadamente a Província da Frísia (Países Baixos), Guadalupe (Região Ultraperiférica de França), Samso (Dinamarca), Kuressaare (Estónia), Região do Egeu do Norte (Grécia) e Madeira que, durante três dias, se inteiraram de algumas das boas práticas de inovação que estão a ser desenvolvidas na ilha de Saaremaa.

O programa incluiu diversas visitas e reuniões para apresentação de projetos em curso, nomeadamente ao SCC – Small Craft Competence Centre (Tallinn University of Technology), à NPO Kuressare Edukontor, às empresas Sandla Puit e Alunaut, à Koplimae Ecological Grain Farm, à NPO Piidivabrick “I Land Soudnd” – Festival of Experiences e à Rausti Vegetables Farm.

Este encontro contou ainda com um painel de intervenções do Professor Han Brezet, da Universidade de Delft, nos Países Baixos, um dos especialistas associados a este projeto, do parceiro líder do projeto Professor S. Tijsma, da Província da Frísia, e da Dra. Idil Gaziulusoy, da Universidade de Aalto, na Finlândia.

A abertura e boas vindas a este painel debate foi da responsabilidade da vereadora do município de Saaremaa, Kristiina Maripuu.

Os trabalhos encerraram-se com uma dinâmica de trabalho de grupo entre os diversos participantes e intervenientes nesta quinta reunião internacional de parceiros do projeto ‘Ilhas de Inovação’, do Interreg Europa.

O ‘Ilhas de Inovação’ é um projeto articulado, a nível regional, com a Estratégia de Especialização Inteligente – RIS3 e com a Agenda para a Inovação dos Açores, sendo esta reunião também uma oportunidade para a avaliação da sua execução nas várias regiões insulares onde se desenvolve.

O projeto, que decorre até 2021, pretende identificar, elencar, sistematizar e introduzir melhorias nas políticas de inovação, potenciando o empreendedorismo e novas atividades e produtos nas regiões parceiras, além de promover o intercâmbio de boas práticas entre estas regiões e dentro das próprias regiões.

  • Tecnologia K – Epsilon Street, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © All rights reserved.

Co-financed: