A Google e a Globaleda realizaram, terça-feira, 17 e maio, o evento Google Cloud Platform, no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.
A sessão de abertura foi presidida pelo Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga e contou também com a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa - Açores, Cristina Decq Mota e com a Presidente do Conselho de Administração da Globaleda, Maria do Carmo Martins.
Neste evento, resultado da parceira da Globaleda com a Google Cloud Platform, estiveram presentes Gautam Bhagra, Head of Partnership da Google Cloud Platform para a Europa do Sul, Médio Oriente e África, Filipe Pires, responsável pelo Gabinete de Sistemas de Informação da RIAC, João Maia, IT Manager da EDP, Pedro Leite, Administrador da Globaleda e João Furtado, Arquiteto de Software da Globaleda.
Durante a sua intervenção, Maria do Carmo Martins referiu que num contexto de rápida evolução tecnológica, a Globaleda quer proporcionar soluções tecnológicas avançadas, isto porque tudo indica que os mais variados sectores da economia, desde a indústria, retalho, banca, seguros, energia, turismo e saúde sejam no futuro liderados por empresas com uma forte componente digital, referindo que hoje as empresas incorporam o digital para proporcionar melhores experiências para os clientes, aumentar a eficiência operacional e inovar os modelos de negócio.
Cristina Calisto Decq Mota aproveitou a ocasião para felicitar a Globaleda pela projeção mundial que dá aos Açores e à cidade de Lagoa, em particular, e para anunciar, em primeira mão, duas iniciativas entre a Globaleda e a Câmara Municipal de Lagoa com a utilização de ferramentas Google: o projeto piloto de Google Cloud Platform em open source e a promoção do concelho através do marketing digital e do e-business.
O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, destacou a velocidade com que passámos da era industrial à era digital. Considerou a cloud como uma conquista do digital e do virtual, que se traduz em segurança, rapidez e eficiência. A adesão a plataformas cloud garante que nos movemos no mundo digital e que nos oferece a desmaterialização dos processos, através de 'workflows' sustentados, processos administrativos autênticos e seguros e uma gestão documental robusta. No final, parabenizou a Globaleda por ser a empresa regional escolhida pela Google para representar esta plataforma no nosso território.
Pedro Leite definiu a cloud como a solução para os novos desafios da mobilidade e da Internet of Things. A escolha da Google como parceira esteve relacionada com o facto de esta ser a mais avançada a nível tecnológico e a que possui melhor serviço com uma oferta diferenciadora. Destacou o facto de a Globaleda ser uma das 400 empresas a nível mundial que detém esta parceria e que os seus serviços desenvolvem soluções à medida, com segurança, escalabilidade e elevada disponibilidade.
Gautam Bhagra, Head of Partnership da Google Cloud Platform para a Europa do Sul, Médio Oriente e África salientou que a cloud não se destina única e exclusivamente a startups, mas também a empresas. Esta plataforma permite às empresas utilizar a infraestrutura tecnológica da Google, assim como um conjunto de serviços: Google Compute Engine, Google Cloud Storage, Google SQL, Google BigQuery e Google App Engine, entre outros. Bhagra partilhou com os presentes a ideia de que os modelos de negócio estão em constante mudança e evolução e que temos que pensar sempre no que fazer de seguida. Para ele, o passo seguinte está relacionado com a adoção da Google Cloud Platform, que se diferencia em três aspetos: data e análises, aplicações e infraestrutura. Para complementar a sua informação, apresentou como exemplos os casos de HTC, Amadeus, Snapchat, Disney, Coca Cola, Philips, Spotify e Ocado, como empresas que estão na Google Cloud Platform e que estão completamente rendidas.
João Furtado apresentou os produtos e serviços da Google Cloud Platform de acordo com quatro áreas: computação, armazenamento, big data e logística de software.
Para apresentar a experiência como cliente final da Google Cloud Platfom esteve presente Filipe Pires, da RIAC. A sua intervenção centrou-se na sua experiência sobre o processo de criação de um novo portal web da RIAC, desenvolvido pela Globaleda. Um dos desafios deste projeto estava relacionado com a interação entre o que estava disponibilizado online e a plataforma interna, tendo realçado o desempenho e a segurança desta plataforma.
Para terminar, esteve presente João Maia, que demonstrou como a EDP melhorou a relação com o cliente digital através do uso da Google Cloud Platform. A EDP é uma empresa que possui 300 aplicações, dezenas de processos e uma arquitetura muito complexa. A adoção da Google Cloud Platform trouxe resultados extremamente positivos, em termos de performance e de usabilidade, o que se traduz nos ratings das suas aplicações.
Fonte: Globaleda