Fórum Serviço Regional de Saúde: uma conquista e um direito dos açorianos

O auditório do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel serviu de palco para o Fórum “Serviço Regional de Saúde: uma conquista e um direito dos açorianos”, realizado pela Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiro, um evento aberto à participação de toda a comunidade civil, profissional e académica.

O programa do Fórum contou com várias personalidades que, no plano nacional e regional, marcam a realidade da saúde em Portugal e nos Açores.

A sessão de abertura contou com a presença do Secretario Regional da Saúde, Rui Luís, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, do Magnífico Reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, da representante da Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, a Vereadora Albertina Oliveira, do Presidente da União Regional das Misericórdias dos Açores, António Barcelos, e do Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Luís Furtado.

O Fórum dividiu-se em três painéis, designadamente, o “Serviço Regional de Saúde: Um constructo da Autonomia dos Açores”, “Da tentação do conjuntural à necessidade do estrutural” e o “Serviço Regional de Saúde dos Açores: que compromissos?”.

O primeiro painel contou com a presença dos antigos presidentes do Governo Regional dos Açores, João Bosco Mota Amaral e Carlos César, num painel moderado por Rui Goulart, da RTP/Açores.

No segundo painel estiveram presentes a Presidente do Conselho Geral da Fundação para a Saúde, Maria de Belém Roseira, o Professor Jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública, Constantino Sakellarides e Jorge Simões, Professor Catedrático convidado no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, com moderação do Diretor do Açoriano Oriental, Paulo Simões.

O último painel contou com a presença dos presidentes dos grupos parlamentares do PS/A, do PSD/A, CDS-PP/A e do BE/A, com moderação de Berta Tavares.

A sessão de encerramento foi presidida pelo Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, pela Governadora do Distrito 1960 de Rotary Internacional, Ilda Brás, e pelo Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da RAA da Ordem dos Enfermeiros, Luís Furtado.

  • Tecnologia K – Epsilon Street, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © All rights reserved.

Co-financed: