O Governo dos Açores determinou a isenção do pagamento às empresas e associações pela utilização dos espaços localizados no NONAGON e TERINOV, parques de ciência e tecnologia de São Miguel e da Terceira, nos meses de abril, maio e junho.
Esta isenção de pagamento tem como objetivo reforçar o apoio às empresas das áreas tecnológicas, reduzindo os seus custos e encargos.
A medida de apoio agora implementada e regulamentada pelo Governo dos Açores visa ainda valorizar e proteger o ecossistema empreendedor de base tecnológica, essencialmente composto por projetos e 'startups' em estádios iniciais do seu desenvolvimento, altamente expostos à atual volatilidade e instabilidade do mercado global.
Com o reforço deste apoio, o Governo dos Açores pretende consolidar a cultura de inovação e competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento, através de processos de transferência de conhecimento, processos de incubação de empresas e de 'spin-off', sendo que as 'startups' estão no centro de uma política de inovação, contribuindo de forma relevante para a diferenciação e competitividade do tecido empresarial.
Por isso, o Executivo açoriano entendeu que as competências técnicas, recursos tecnológicos e capital humano altamente qualificado das empresas instaladas nos parques tecnológicos NONAGON e TERINOV constituem uma mais valia com elevado potencial de crescimento.
Com mais esta medida de apoio às empresas e à manutenção do emprego pretende-se consolidar e reforçar os apoios também aos setores mais emergentes e inovadores da economia.
Fonte: GaCS/VPGECE