O auditório do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel recebeu, ontem, a cerimónia de tomada de posse dos membros do Conselho de Cooperação Estratégica da Associação Nonagon.
Este novo órgão, que passa a integrar os órgãos sociais desta Associação, é destinado a aconselhar, acompanhar e apoiar a atividade da Nonagon em áreas consideradas prioritárias e estratégicas no seu âmbito de intervenção enquanto entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.
Compete, ao Conselho de Cooperação Estratégica, analisar e dar parecer sobre as linhas orientadoras da estratégica associativa, emitir parecer sobre o plano anual de atividades e sobre outras questões que lhe sejam submetidas, assim como propor iniciativas alinhadas com a estratégia de inovação definida.
Nas áreas abrangidas por este Conselho estão a Saúde, estilo de vida e bem-estar, a transição digital, comunicações, cibersegurança e proteção de dados, a cultura organizacional e a a ciência.
Nesta cerimónia, que contou com a presença da Sra. Secretária da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, tomaram posse César Malheiro (Transição Digital – Comunicações - Cibersegurança - Proteção de dados), João Teixeira (Centros de Competência da Universidade dos Açores), Luis Farinha (Saúde e Bem-estar), Luís Santos (Ciência Espacial) e Matilde Sabino (Cultura Organizacional).
A presidir à tomada de posse esteve a Assembleia Geral da Associação Nonagon composta pelo Presidente, Sérgio Ávila e pelas vogais, Cristina Calisto e Teresa Lopes Ferreira.
Pretende-se que o Conselho de Cooperação Estratégica seja um órgão que vá para além do recorte técnico em matéria de Ciência e Tecnologia. A identidade de uma organização cria-se e aprofunda-se na afirmação da sua diferença. Numa sociedade cada vez mais clonada é imperioso trabalhar-se pela afirmação desta diferença que exige outras formas de pensar e fazer para que nos possamos adaptar aos desafios que são e, vão ser, cada vez mais complexos na sua resolução.