Artigo #6: Oportunidades de negócio em turismo

29/08/2023

O setor turístico é estratégico para Portugal e tem grande importância em todas as suas regiões. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), estima-se que a atividade turística tenha gerado um contributo direto e indireto de 29,2 mil milhões de euros para o PIB em 2022 (INE, 2023).

Em relação ao posicionamento do país, conforme o Travel & Tourism Competitiveness Report, produzido pelo World Economic Forum (WEF, 2019), Portugal ocupava a 12ª posição em competitividade turística, no ano de 2019. No Travel & Tourism Development Index, que mensura uma série de fatores que permitem o desenvolvimento sustentável e resiliente do turismo, o país ficou na 16ª posição no mundo, em 2021 (WEF, 2022) e na 9ª posição na Europa (Statista, 2023).

Neste âmbito, observa-se um cenário promissor para o desenvolvimento da atividade turística em Portugal. Investir na área, pode ser uma oportunidade de negócio. No entanto, identificar apenas os nichos de mercado e os anseios dos consumidores, não é suficiente. É necessário inovar, se diferenciar e estar alinhado com os preceitos da sustentabilidade, desde a ideação ao lançamento do produto e serviço turístico.

Portugal tem ecossistemas de empreendedorismo e de inovação, cada vez, mais robustos, que contribuem para a emersão de novos negócios, nas mais diversas áreas. E no turismo, não é diferente. Há diversos parques de tecnologia, incubadoras e espaços de coworking, espalhados pelo território. Somados a isso, uma política de Estado em prol da inovação, da atração de investimento e da internacionalização das empresas.

Em âmbito nacional, não poderia deixar de citar o Turismo de Portugal. Esta instituição fornece suporte técnico aos empreendedores e é responsável pela gestão de alguns instrumentos de apoio financeiro para o investimento no setor turístico. Disponibilizam um portal muito útil, o Business (https://business.turismodeportugal.pt/), no qual é possível ter acesso a programas de apoio financeiro, oferta de cursos de capacitação empresarial e ao que há de mais moderno nas áreas de inovação, sustentabilidade e acessibilidade, entre outras funcionalidades.

Na fase de identificação da oportunidade para investimento no turismo, podemos refletir sobre algumas questões: “o que há no mercado, mas que pode ser feito de forma mais eficiente e/ou eficaz?”; “o que me diferencia dos meus concorrentes?”; “atendo aos desejos do meu público-alvo potencial?”. Além disso, “o meu negócio é inclusivo?”, isto é, possui estratégias que possibilitam que turistas com necessidades específicas usufruam da minha oferta com a mesma qualidade.

No processo de criação de um novo negócio, é essencial apurar o nosso olhar, pois uma oportunidade pode estar bem ali ao nosso lado. Então, no dia a dia, fique atento as necessidades das pessoas. Se informe e esteja atendo as transformações na nossa sociedade. Quando identificar uma oportunidade, veja se esta está alinhada com os seus ideais. Tenha clareza do propósito do seu negócio. Isto facilitará para que seja mais assertivo ao colocar suas ideias em prática. E claro, planeie-se, faça parcerias estratégias, seja resiliente e não desista frente aos inúmeros obstáculos.

Algumas dicas aos interessados em empreender no setor turístico:
1º) Sustentabilidade:
Conforme já referido, o seu negócio precisa ser sustentável. Mas não só economicamente! Deve se atentar também para a sustentabilidade ambiental e sociocultural. O meu negócio contribui para os pilares da sustentabilidade e consigo perceber seu impacto positivo?

2º) Inovação:
O elemento inovação é fundamental. Uma pergunta para reflexão: “o meu projeto é ´mais do mesmo`, ou seja, quero implementar algo exatamente igual ao que já existe no mercado?” Neste caso, não há inovação! E aqui um alerta. Não preciso fazer uma inovação disruptiva, uma vez que estas são mais complexas e raras. No entanto, posso implementar inovações incrementais, pois uma pequena melhoria, já pode significar muito para o consumidor.

3º) Experiência turística:
É essencial ter em mente que vivemos na era da economia da experiência. O nosso cliente deseja experienciar, vivenciar e ter experiências memoráveis e quiçá transformacionais. O meu produto e/ou serviço turístico possibilita experiências, realmente, enriquecedoras?

4º) Tendências de mercado:
É imprescindível estar atento as tendências de mercado. Entre estas tendências, destacamos a digitalização, a inteligência artificial, o poder das redes sociais, assim como das realidades virtual e aumentada.

Espero que consigam identificar boas e promissoras oportunidades de negócios em turismo em Portugal. O país está aberto a investidores nacionais e estrageiros, possui políticas públicas bem articuladas, e tem ricos ecossistemas de empreendedorismo e inovação.

Artigo de Daniela Alvares

Daniela Fantoni Alvares é Professora Auxiliar e Diretora da Licenciatura em Turismo, na Universidade dos Açores (UAc). Ministra aulas de Turismo e Empreendedorismo, e atua no Mestrado em Ciências Econômicas e Empresariais. É Doutora em Planeamento pela Universidade do Minho, possui MBA em Turismo e é licenciada em Turismo. Atuou em cargos de gestão, entre estes, Diretoria de Departamento, no Ministério do Turismo, no Brasil, e foi Consultora de Turismo, no Sebrae/MG. É membro da Plataforma Nacional de Turismo, em Portugal, e da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo, no Brasil. Integra grupos de pesquisa, entre estes: CEEAplA (UAc), GOVCOPP (Universidade de Aveiro) e LETS (Universidade de Brasília).
  • Rua da Tecnologia K – Epsilon, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © Todos os direitos reservados.

Co-financiado: