A edição deste ano da IASP – International Association of Science Parks and Areas of Innovation, realizou-se de 12 a 15 de setembro em Luxemburgo, contando com cerca de 500 representantes de ecossistemas de inovação de todo o Mundo. A 40º edição, teve como tema "Megatrends in Innovation Ecosystems" que abordou questões de como os Parques de Ciência e Tecnologia e Áreas de Inovação são impactados pelas megatendências, que poderão abalar a construção e gestão de um ecossistema de inovação eficaz e discutir como prepara o futuro por forma a garantir que as indústrias permaneçam na vanguarda das tendências em desenvolvimento.
Da edição deste ano, fez também parte um Workshop "Megatrends", liderado por Daria Krivonos, CEO do Copenhagen Institute for Futures Studies, que partilhou insights de como as megatendências influenciarão as Organizações no horizonte temporal de 5 a 10 anos, bem como, as trajetórias do impacto destas mudanças nos Parques de Ciência e Tecnologia. Através de dinâmicas de grupo, estimulou-se o pensamento a longo prazo, mapeando os principais desenvolvimentos e tendências que terão maior impacto.
Realizou-se igualmente, uma visita técnica ao SpaceR, LunaLab e Xero-G Lab, na Universidade de Luxemburgo, liderado pelo Professor Doutor Miguel Olivares-Mendez, membro da Universidade de Luxemburgo.
O LunaLab é uma instalação lunar analógica com uma estrutura fechada preenchida com basalto para simular a superfície da lua. Esta é uma das poucas instalações no mundo que simula as condições lunares, equipada para experiências em sistemas robóticos móveis lunares e algoritmos relacionados com a busca, deteção, localização, identificação, manipulação e transporte de recursos espaciais.