Encontro Internacional sobre Eficiência Energética

O auditório TESARAC do Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel recebeu, hoje, a 4ª iniciativa enquadrada no âmbito dos “Encontros com  a Eficiência Energética”, promovido pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional da Energia.

O evento contou, na sessão de abertura, com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Associação Nonagon, Arnaldo Machado, com o vereador da Câmara Municipal de Lagoa, Nelson Santos e com a Diretora Regional de Energia, Andreia Carreio, seguindo-se a introdução ao tema realizada por Jorge Vasconcelos, presidente da NEWES.

O painel de oradores, que abordou o tema “Comunidades de Energia”, contou com José Nascimento, da FÁCIL, que apresentou uma comunicação intitulada  “Autoconsumo e oportunidades na eficiência energética”, e Nuno Brito Jorge, da Coopérnico e GoParity, que falou sobre “Crowdfunding e cooperativas de energia em Portugal”.

“O movimento cooperativo de energia na Europa” foi o tema da intervenção de Siward Zomer, da REScoop.eu, seguindo-se Nuria Albet, da Som Energia, que efetuou uma intervenção subordinada ao tema  “Cooperativa de Energia e modelo utilizado nas Canárias”.

O conceito associado às comunidades de energia poderá ser utilizado por vários agentes económicos regionais, como indústria, turismo, comércio e serviços, contribuindo, assim, para o fomento de uma política de baixo carbono nos Açores.

Estes encontros realizados pelo Governo Regional visam sensibilizar e divulgar as melhores práticas de eficiência energética com o objetivo de fomentar a sustentabilidade e a independência de combustíveis fósseis nos Açores, sendo direcionados a toda a população e aos diversos setores de atividade económica.

  • Rua da Tecnologia K – Epsilon, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © Todos os direitos reservados

Cofinanciado por: