O Centro de Competências de Cibersegurança dos Açores foi oficialmente inaugurado hoje, no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, NONAGON. Este centro surge de um consórcio constituído pela Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, pela Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, pela Câmara de Comércio e Indústria dos Açores e pela Universidade dos Açores.
Durante a cerimónia, o Diretor Regional das Comunicações e Transição Digital, Pedro Batista, acompanhado pelos representantes do consórcio, destacou a missão deste centro em identificar e analisar as necessidades das organizações, orientando-as para o aumento da sua maturidade e resiliência cibernética.
A criação deste Centro de Competências de Cibersegurança no NONAGON representa um marco importante para o desenvolvimento tecnológico da região, garantindo a sua inclusão na rede nacional de cibersegurança e fortalecendo a sua capacidade de resposta face às crescentes ameaças digitais.
A sessão de inauguração contou com a presença de diversas entidades regionais e nacionais, especialistas em cibersegurança e representantes do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que destacaram a importância deste novo espaço para a proteção e inovação no setor digital nos Açores.