Decorreu hoje, no auditório do NONAGON, o 2.º Congresso de Agricultura Regenerativa, um evento que reuniu especialistas, académicos e profissionais do setor para debater o futuro da sustentabilidade agrícola.
Este evento, assinalado no Dia Mundial da Agricultura, foi organizado pela Bel em parceria com a associação empresarial Grace, e trouxe reflexões sobre práticas inovadoras e desafios do setor.
O evento teve início com uma sessão de abertura conduzida por Eduardo Vasconcelos, Diretor de Compras da Bel, e por Pedro Amaral Frazão, Vice-Presidente do Grace.
A primeira intervenção esteve a cargo de Odette Menard, que trouxe uma perspetiva internacional sobre estratégias para melhorar a saúde do solo e a produtividade agrícola. De seguida, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos piloto da Bel Portugal, que demonstram a aplicação prática de modelos regenerativos na produção leiteira e agrícola.
O evento contou, ainda, com uma mesa-redonda subordinada ao tema "Agricultura Sustentável: Mito ou Realidade?", que contou com a presença do Eng.º Pedro Prisca e de Luís Gonzaga, sob a moderação de Paula Amaral.
Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de assistir um vídeo do Presidente do Governo Regional dos Açores, que assinalou a importância do trabalho desenvolvido pela Bel e pelos produtores.
No final do evento, foram entregues os prémios do 10.º aniversário do "Programa Leite Vacas Felizes", uma iniciativa que tem promovido a sustentabilidade na produção leiteira.
