Artigo #8: Liderança Feminina: Desafios e Oportunidades na Indústria de Tecnologia

07/03/2025

A indústria de tecnologia sempre foi conhecida pela sua rápida inovação e potencial transformador constante, facilitando e impulsionando a excelência em todos os lugares. Num espaço repleto de oportunidades e entusiasmo, ainda é um setor onde as mulheres estão significativamente sub-representadas, especialmente em cargos de liderança. Apesar desses desafios persistentes, como líder feminina na indústria de tecnologia, também vejo oportunidades e privilégios incríveis que vêm da perseverança, redes de apoio e da disposição e coragem para liderar e servir.

Refletindo sobre minha jornada como líder feminina na indústria de tecnologia, vejo um caminho com desafios, crescimento, oportunidades e o privilégio de liderar equipas incríveis. Às vezes, os desafios da liderança feminina podem vir parcialmente de dentro de nós – aqueles momentos de autocrítica, a pressão para provar o nosso valor e o ato de equilibrar ser assertiva e acessível. Não existe um estilo de liderança único que possamos simplesmente aprender e seguir. Pequenos diálogos internos podem ser o resultado de como fomos ensinadas e treinadas no passado, mas, a resiliência, a adaptabilidade e a coragem de liderar com empatia e autenticidade podem pavimentar o caminho para o sucesso. Isso exige uma cultura organizacional e um ambiente que defendam e promovam o crescimento da liderança feminina.

Na Connexall, acreditamos que liderança não se trata de títulos ou posições; trata-se de causar um impacto positivo nas pessoas e liderar com paixão, compaixão e empatia. Como disse Jack Welch, “Quando alguém se torna um líder, não recebe uma coroa, recebe a responsabilidade de tirar o melhor dos outros.” Isso significa criar um ambiente onde diferentes perspectivas prosperem, onde as pessoas se sintam empoderadas para se expressar, onde a equipa se sinta segura para falhar e crescer, e onde a liderança reflita a rica diversidade de talentos na indústria de tecnologia. É ótimo ver uma sala cheia de perspectivas de diferentes líderes, resultando em melhores decisões, inovação e uma cultura de trabalho mais forte.

Nos últimos 20 anos, tive o privilégio de trabalhar com muitos colegas excepcionais, líderes internos e externos, clientes e parceiros da indústria, e descobri que criar e cultivar uma cultura organizacional que promova a diversidade e apoie as mulheres na área de tecnologia para prosperarem não é algo que acontece facilmente e não pode ser dado como certo. Líderes femininas com habilidades excepcionais ainda enfrentam, às vezes, preconceitos inconscientes ou não intencionais. A falta de representação e mentoria para que as mulheres superem esses preconceitos é outro desafio na indústria de tecnologia. Na Connexall, estamos comprometidos em construir essa cultura, incentivando a mentoria e o patrocínio para facilitar esse tipo de crescimento, porque sabemos que as carreiras não crescem de forma isolada. Engenheiras, software developers, especialistas técnicos e líderes femininas recebem as mesmas oportunidades para aprender, crescer e liderar. Elas são incentivadas a correr riscos e se expandir – saindo da sua zona de conforto. Tive muitos mentores incríveis ao longo desses anos, que me encorajaram a trazer autenticidade, empatia e coragem ao liderar uma equipa. “Pagar adiante” é meu lema, que acredito, do ponto de vista da liderança, devemos sempre fornecer mentoria e apoio às futuras líderes femininas da mesma forma que fomos apoiadas e incentivadas.

A Inteligência Emocional (IE) é uma característica chave da liderança que transforma um bom líder em um grande líder. Uma das características mais poderosas da IE é a empatia. Numa indústria de tecnologia movida por lógica, dados e resultados, os líderes facilmente caem na armadilha de focar apenas em números e métricas de desempenho. Uma grande liderança não se trata apenas de gerar resultados, mas também de entender e apoiar a equipa por trás desses resultados. As líderes femininas muitas vezes podem exercer essa característica definidora ao liderar uma equipa, equilibrando um forte conhecimento de negócios e técnico com uma compreensão profunda da equipa e dos clientes. Jack Welch disse uma vez: “Antes de ser um líder, o sucesso é sobre crescermos nós próprios. Quando nos tornamos um líder, o sucesso é sobre fazer os outros crescer.” Esse é o tipo de liderança que precisamos na indústria de tecnologia para criar um legado que empodere os outros.

Então, para as mulheres da indústria de tecnologia que estão seguindo em frente apesar dos desafios; Continuem! Falem! Liderem a equipa e tirem o melhor dela!
Feliz Dia Internacional da Mulher!

Artigo de Yihan Zhang - Diretora de Inovação, Design e Desenvolvimento de Soluções da Connexall

Yihan Zhang é uma líder de pensamento, executiva técnica, inventora e contadora de histórias, apaixonada pela inovação e obcecada por construir equipas diversas e altamente eficazes. Ela tem experiência em todas as fases da Engenharia de Soluções e desenvolveu uma abordagem técnica e consultiva bem equilibrada. Ao longo de 20 anos de jornada, onde explorou uma mentalidade equilibrada de negócios, técnica e de crescimento, Yihan liderou, orientou e transformou equipas com diversos antecedentes e focos técnicos. Yihan é uma entusiasta contadora de histórias, palestra em conferências e webinars frequentemente, promovendo uma visão tecnológica e inovadora. Ela aprecia a aprendizagem contínua e retribui, fazendo coaching e mentoria.



  • Rua da Tecnologia K – Epsilon, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © Todos os direitos reservados.

Co-financiado: