virigilocruz
JOSÉ VIRGÍLIO DE MATOS FIGUEIRA CRUZ
VOGAL DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

José Virgílio Cruz é Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, Portugal, onde exerceu diversos cargos de responsabilidade académica, incluindo a direção do Departamento de Geociências e Pró-Reitor para o Ensino Universitário. É também investigador integrado do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, onde, além de ser membro da Comissão Coordenadora Científica, é responsável pela unidade de Hidrogeologia e Geologia Ambiental.

Entre dezembro de 2004 a dezembro de 2008 exerceu funções de Diretor Regional de Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos (Secretaria Regional do Ambiente e do Mar).

O professor José Virgílio é um geólogo com especialização em hidrogeologia, com um trajeto de mais de vinte e cinco anos de investigação fundamental e aplicada no campo interdisciplinar da ciência da água segundo uma abordagem integrada, ao longo do qual participou em vários projetos e publicou ativamente em revistas, capítulos de livros e atas de conferências. Além disso, foi consultor em projetos variados conduzidos para entidades públicas e empresas privadas em recursos hídricos, ordenamento do território e impacto ambiental. Os principais interesses científicos são a hidrogeologia, a geoquímica de águas subterrâneas e águas superficiais, a poluição da água e a gestão e planeamento de recursos hídricos.