dr.teresa (1)
TERESA DOLORES MOTA FERREIRA
VICE PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Teresa Dolores Mota Ferreira nasceu em 1967 na ilha de São Miguel e vive em Ponta Delgada. É licenciada em Filosofia e Mestre em Ciências Económicas e Empresariais com especialização em Inteligência Competitiva.

Co-autora da obra “Tesarac – O Livro da Inteligência Competitiva”. É Contact Point do Sub-Capítulo da SCIP Portugal Chapter.

Representante de Portugal, desde junho de 2018, na Direção da Rede Europeia EBN – European Business & Innovation Centres Network.

Vice-Presidente da Direção da TECPARQUES – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, desde maio de 2018.

Presidente da Assembleia Geral da BICs – Associação dos Centros de Empresa e Inovação Portugueses, desde julho de 2017.

Possui formação em gestão de projetos de incubação pela EBN – European Business & Innovation Centre Network – e uma especialização na área das ciências documentais pela BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Foi mentora e coordenadora da Rede Prestige Azores de 2011 a 2017 e coordenadora de desenvolvimento dos projetos dos Parques de Ciência e Tecnologia de S. Miguel e Terceira, de 2010 a 2012.

De 2012 a 2018 foi administradora delegada da Associação Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel onde co-assumiu a responsabilidade de implementação do primeiro edifício deste parque bem como de vários projetos, tais como a primeira incubadora de base tecnológica – a GO-ON e a sua certificação internacional; o Startup-Wekend Azores em parceria com a Techstars; o Creative Night em parceria com a Universidade Europeia, Ipam e IADE; o clube de programação Coderdojo que integra a rede internacional de Coderdojos; o primeiro programa de incubação virtual e de softlanding e o Nonagon International Hub em New Bedford.

É jurada, desde 2009, do concurso internacional de empreendedorismo e inovação do Startup Chile.

Atualmente exerce as funções de Vice-Presidente da Associação Nonagon.

Segue o lema “Sapere aude”, Ouse pensar!