Nonagon acolhe V Encontro de Freguesias dos Açores

O auditório TESARAC da Associação Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, recebeu, no passado sábado, o V Encontro de Freguesias dos Açores, organizado pela Delegação Açores da Associação Nacional de Freguesias (DRA ANAFRE).

Num primeiro painel, o evento contou com a presença de Vitor Santos, Diretor Regional de Organização e Administração Pública, abordando o tema “As autarquias/juntas de freguesias e o seu papel na administração regional dos Açores”, Gualter Furtado – CEO do Novo Banco dos Açores, cuja intervenção se focou nas “Juntas de freguesia, cidadania e contributo para o desenvolvimento económico, criação de riqueza e postos de trabalho” e, Andreia Carreiro, Diretora Regional da Energia, com uma intervenção subordinada ao tema “As pequenas comunidades de produção de energia: o contributo das juntas de freguesia na produção de energia mais limpa e sustentável”.

Este V Encontro, recebeu também, num segundo painel, Desidério Silva, Presidente da Associação Nacional de Turismo e Presidente do Turismo do Algarve, abordando “O contributo que as Juntas de Freguesia podem dar para o desenvolvimento turístico”, Victor Costa, Presidente da Associação de Turismo de Lisboa, cuja intervenção se focou na apresentação de casos concretos do que deve ser a atuação das pequenas autarquias nos espaços públicos e junto dos cidadãos e como podem criar condições para surgirem novos empreendimentos privados” e, Luís Leal, Administrador da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, cuja intervenção se prendeu com “Novas Tecnologias e fomento do empreendedorismo como forma de criar riqueza e postos de trabalho. O que podem fazer as Juntas de Freguesia?”.

Gonçalo Almeida, Diretor Geral da Multic – Multimédia, Tecnologias de Informação e Comunicação, empresa sediada na Incubadora Go-On, do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, teve também a oportunidade, de apresentar a todos os presentes, um software em desenvolvimento para a gestão de projetos sociais.

A sessão de Encerramento deste V Encontro de Freguesias dos Açores contou com a presença de Sua. Exa., o Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, que abordou o papel do Poder Local no processo de desenvolvimento dos Açores, salientando que a parceria entre o Executivo e as Autarquias “vai muito para além da mera obrigação de relacionamento institucional entre entidades públicas e encontra os seus alicerces na boa vontade e na determinação de fazer mais e fazer melhor nas respostas às populações que servimos”.

Na sexta-feira, foram apresentados os Cadernos Eleitorais e listas aos Órgãos Sociais da DRA ANAFRE, efetuadas as eleições e anunciados os resultados que elegeram Jaime Rita, Presidente da Junta de Freguesia da Maia, como Coordenador Regional da ANAFRE.

  • Rua da Tecnologia K – Epsilon, N.º 2
    9560-421 Rosário - Lagoa
  • +351 296 249 400
  • +351 965 985 090
logo.eubic

Copyright 2018. © Todos os direitos reservados

Cofinanciado por: