CoderDojo

Apresentação

O CoderDojo  é uma comunidade internacional de clubes de programação que te garantem um ambiente seguro e divertido para aprenderes a programar.

Existem Coder Dojos em 51 países. Nesses clubes, jovens como tu aprendem a desenvolver sites, apps, videogames e muito mais.

Para além de aprenderes programação também estimulas o teu raciocínio, melhoras a tua capacidade de resolução de problemas e desenvolves a tua habilidade para apresentar e comunicar as tuas ideias aos outros participantes.
Mais importante que tudo no CoderDojo tens a oportunidade de seres criativo e de escolheres os projetos que tu gostas, enquanto conheces novas pessoas e fazes novos amigos.

Regras?!

Só te pedimos para ser FIXE!

Bullying, mentir, falta de respeito, desperdiçar o tempo dos outros ninjas, mentores e voluntários NÃO é fixe!

Princípios

  • Apostamos na aprendizagem aberta, livre, gratuita e dirigida pelos jovens;
  • Aderimos ao código aberto;
  • A segurança dos jovens está acima de tudo;
  • A participação é sempre gratuita;
  • Brincar e criar dirigem a nossa aprendizagem e partilhamos o que aprendemos;
  • Aquilo que funciona num CoderDojo é partilhado e não imposto;
  • Colaboramos uns com os outros;
  • Campeões, mentores, encarregados de educação e ninjas são responsáveis uns pelos outros.

Quem somos

O clube CoderDojo Nonagon surgiu da vontade da nossa Campeã Teresa Ferreira. Ela foi desafiada por um amigo muito fixe (Jorge Pereira) para levar até ti a experiência de programar, para quem sabe, fazeres um jogo para telemóvel, uma página de internet ou programares um robot (mais no futuroooooo).

Claro que a dinâmica campeã queria envolver mais pessoas fixes. Quanto mais pessoas fixes maior a possibilidade de tu teres uma experiência para além de fixe!

Desafiou assim o Mentor Alexandre Patronilha, um dos informáticos mais fixes do planeta a facilitar a tua aprendizagem. Claro que… o Alex (o tal informático mais fixe) não queria deixar de contribuir. Mas, ainda assim, achou que faltava … um pedacinho pequenino… para que a experiência fosse, à falta de melhor expressão “Megafixe”. Então desafiou o seu amigo Ricardo Machado (às vezes é resmungão, mas na maior parte dos dias é fixe ;), para ser Voluntário na organização das sessões.

Juntaram-se os três ingredientes: um campeão, um mentor e um voluntário, misturou-se muito bem e nasceu o projeto CoderDojo@Nonagon, destinado aos nossos potenciais Ninjas (todos os jovens entre os 9 e 17 anos que queiram programar connosco).

Mas atenção… o nosso grupo de amigos não é fechado. Por isso, se és jovem, adulto, pai, mãe e queres contribuir através do ensino de programação ou ajudar na organização podes entrar em contacto connosco para coderdojo@nonagon.pt.

Queres aprender?

Tens entre 9 e 17 anos? Tens aquele bichinho para aprender a programar? A fazer um website? A fazer um jogo? A programar um robot? Então estás à espera do quê?

Já sabes programar?… Ótimo! O nosso CoderDojo também é para ti… e quem sabe ajudar outros a aprender!

Para te inscreveres na próxima sessão disponível no CoderDojo Nonagon clica aqui.

No dia da sessão agarra um computador portátil… pode ser emprestado até, desde que com autorização (claro!), uma extensão (só pelo sim pelo não)… ah e traz o teu encarregado de educação.

Segurança

A internet é uma ferramenta espetacular que pode ser utilizada para os mais variados fins.

Como é que alguém vivia sem Internet no passado? Certo?!

Podes fazer todo o tipo de pesquisas num motor de busca!

Podes estudar!

Podes ouvir musica!

Podes ver vídeos!

Podes visitar o mundo na Internet!

Podes aprender programação e divertir-te!

Apesar de ser possível fazer isso tudo, é preciso ter alguns cuidados. Outros jovens como tu, em conversa com os amigos, professores, pais e encarregados de educação decidiram deixar-te aqui alguns conselhos:

Videos

Fica a saber

Um CoderDojo é um clube de programação para jovens, espalhado por várias partes do mundo. Estes jovens, entre os 9-17 anos, aprendem a programar, desenvolver websites, apps, programas, jogos e explorar a tecnologia no geral.

É fácil, basta deslocares-te ao NONAGON “Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel”, na Lagoa, junto ao ExpoLab. Localiza-nos neste mapa.

Simplesmente nada, é gratuito! Basta teres vontade e um bichinho dentro de ti, pela tecnologia.
As sessões acontecem em grupos pequenos até 16 jovens, uma vez por mês, na última quarta feira de cada mês. Têm a duração de duas horas, no horário compreendido entre as 16:00 e as 18:00.
Claro! Todas as pessoas para saberem algo partiram do nada! Tu também podes aprender!
Se tens idade inferior a 12 anos deves fazer-te acompanhar por um encarregado de educação ou alguém autorizado para tal. Para além disso, eles podem contribuir como voluntários na organização das sessões.
Um campeão ou campeã é um indivíduo que se voluntaria para gerir o estabelecimento e funcionamento de um CoderDojo.
Os Dojos são clubes destinados a jovens entre os 9 e os 17 anos e onde podem aprender a programar, desenvolver sites, aplicações móveis, jogos, entre outros. Para além do que aprendem, os ninjas conhecem pessoas com ideias semelhantes, apresentam os seus projetos aos demais e estimulam o seu desenvolvimento social através de projetos.
Um mentor é uma pessoa com competências técnicas que facilita a aprendizagem dos ninjas no Dojo. Possui também a responsabilidade de garantir o cumprimento da regra “ser Fixe!”.
Os ninjas são os membros jovens da Comunidade CoderDojo. Os ninjas aprendem e exploram nos Dojos para se tornarem mestres em programação. No CoderDojo Nonagon, os ninjas têm idades entre os 9 e os 17 anos.
Um voluntário é alguém que ajuda na administração e serviços de organização. Os pais dos ninjas presentes, bem como pessoal não técnico habitualmente trabalham nos Dojos. É também habitual que alguns voluntários aprendam o básico do Scratch e que trabalhem como mentores para ninjas iniciantes.
Zen é uma plataforma da comunidade CoderDojo. É a base global de todos os Dojo. Aqui podemos encontrar o mapa dos Dojos Globais, procurar por Dojos localizados por perto e criar uma lista para um Novo Dojo.